quinta-feira, 7 de abril de 2011

L'autrier jost una sebissa

(Trad. Bruno Gripp e Fernanda Vaz)

Outro dia junto à sebe
encontrei mestiça plebe,
alegre e de senso sã.
Como filha de vilã,
capa, gonel e peles
vestia, e camisa reles,
sapatos e calças de lã.

Para junto dela fui pela campina
"Me dói", disse eu, "ó menina",
ver tão bela coisa em tão frio clima
"Senhor", disse-me a vilã
Graças a Deus e à minha nutriz
pouco importa o que o vento me diz
pois sou alegrinha e sã."

"Moça", disse eu, "menina pia,
me esquivei da via
para vos fazer companhia
porque uma tal garota vilã
não deve sem companheiro par
tantas bestas pastorear
em campo aberto, soldã"

Disse ela: "seja quem eu for, alteza,
conheço razão e torpeza.
A sua redondeza,
senhor", assim me disse a vilã,
"deixe onde se procura,
porque pensas que segura
está, não tens e se ufana

"Moça de modo altaneiro,
foi vosso pai um cavaleiro,
aquele que te gerou na mãe,
pois era uma nobre vilã.
Ao te ver, a sua formosura
me ilumina e sua alegria pura,
Se tu me foste um pouco humana..."

"Senhor, minha linhagem e passado
posso ver voltar no tempo
à enxada e ao arado",
"Senhor", disse-me a paisana,
"estes fazem cavalgar
mas deveriam ter outro intento
nos seis dias da semana".

"Moça, abençoou-te gentil fada
quando ainda não eras nada
De beldade esmerada,
toda outra vilã abaixo;
e ela seria dobrada
se visse de uma só vezada,
eu em cima, tu embaixo".

"Senhor, tanto me tens louvada
que estou toda enjoada
pois sou por demais prezada
"Senhor", assim me disse a paisana.
Por isso haverás de rir -
presta atenção na hora de sair
na hora mediana".

"Moça, um coração estranho e selvagem
pelo costume eu domaria.
Bem conheci pela passagem
Que de uma moça vilã
pode um homem ter a rica companhia
por amizade de coragem
se um não diz coisa vã."

"Senhor, homem preocupado até a loucura
jura , faz preces e garantias
se me fazes a cortesia",
"Senhor", asim me disse a vilã,
"mas eu por uma entrada vazia
minha virgindade não quero perdida
pela fama de moça da vida!"

"Moça, todo animal
volta ao natural.
Devemos arranjar a mistura
de eu e você, guria.
Escondido se faria -
mais seguro não seria
praticar tal doçura."

"Senhor, sim, mas de acordo com a lisura
busca o louco a loucura
e o galante, galante aventura,
E o vilão a vilã.
Neste lugar, faz sento o juízo
quando o homem não guarda o siso,
assim diz a anciã."

"Moça, sobre seu aspecto,
não há outro mais decrépito
nem coração mais inepto."

"Senhor, a coruja adverte você
que um num quadro vê
o que outro espera ter."

Nenhum comentário:

Postar um comentário